Atendimento Especial no ENEM: Veja como funciona!

O ENEM corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio e é uma avaliação que testa os conhecimentos dos participantes e distribuiu suas vagas tanto para as universidades públicas como para as particulares.

Este é um dos exames mais importantes do país, e com essa responsabilidade precisa estar apto a atender da melhor forma diversos públicos. Você sabia que pode solicitar atendimento especial para a realização da sua prova? Veja como o recurso funciona a seguir.

O que é o atendimento especial?

O Exame Nacional do Enino Médio é utilizado para avaliar os conhecimentos dos três anos do último grau da escola e distribuir as vagas disponíveis através dos programas filiados.

Durante a sua participação no ENEM, você passará por dois domingos consecutivos com cinco horas de duração do exame, respondendo as questões da prova. O exame é longo e cansativo, por isso, precisa atender devidamente os candidatos que se encontrarem em algumas situações especiais.

Como funciona?

Antes de realizar a sua inscrição ENEMé importante verificar o edital e todas as informações disponíveis. Se você precisa de atendimento especial, este recurso será muito útil para você não prejudique seu tempo para solucionar a prova, ou tenha um desgaste físico desnecessário, por exemplo.

As facilidades podem proporcionar a ampliação da prova, a aplicação da prova em braile, fácil acesso, auxílio para transcrição, auxílio ledor, classe hospitalar, lactantes, guia-intérprete, libras, leitura labial, sala especial e mobiliário acessível.

Quem pode solicitar?

Há algumas situações que já são bastante conhecidas e por isso, sabemos que pode solicitar atendimento especial em diversos ambientes. Por exemplo, sabatistas e gestantes pedem constantemente o recurso. De acordo com o INEP, pode utilizar este atendimento diferenciado quem se encontrar em situação de:

  • Baixa Visão;
  • Cegueira;
  • Dislexia;
  • Visão Monocular;
  • Deficiência Auditiva;
  • Surdez;
  • Deficiência Intelectual;
  • Discalculia;
  • Déficit de Atenção;
  • Autismo;
  • Em classe hospitalar.

O atendimento especial foi desenvolvido para proporcionar igualdade na realização do Exame Nacional do Ensino Médio e atender corretamente às necessidades de cada situação. Se por acaso, você precise do atendimento, saiba a seguir o que fazer para solicitar:

Como solicitar?

Para solicitar o atendimento, você deve seguir o procedimento corretamente. Esta solicitação é realizada durante a sua inscrição no ENEM, você pode selecionar o opção de atendimento especial na página onde estarão seus dados pessoais. Após a quitação da sua taxa de inscrição, você terá acesso ao seu cartão de confirmação do ENEM 2019.

Vale lembrar que qualquer declaração realizada no momento de inscrição no sistema do exame, deverá ser comprovada posteriormente mediante a apresentação de laudos médicos.