O Pronatec ainda existe? Veja como está esse programa hoje em dia

Os níveis de capacitação se dividem categorias de cursos, dentre eles, os mais populares são a graduação e o técnico. Como você já deve saber, existem diversos programas de incentivo aos cursos de graduação, tais como o Sisu, o Prouni, o Fies, entre outros.

Para o ensino técnico, também existe essa possibilidade através do Pronatec, programa que dá acesso aos cursos oferecidos por escolas técnicas.

Já faz algum tempo que não se fala mais no programa e por esse motivo, muitos estudantes interessados em conseguir uma bolsa estão se perguntando se o recurso ainda está em vigor.

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um dos maiores sistemas responsáveis por direcionar os estudantes para os cursos técnicos.

O programa foi criado como uma proposta de incentivo a qualificação, visando populariza o ensino técnico de qualidade e mudar o cenário profissional brasileiro a longo prazo.

O sistema está no ar há algum tempo e funciona através da plataforma oficial do Pronatec, na qual os estudantes se inscrevem após a divulgação do resultado. Vale lembrar que as inscrições são totalmente gratuitas e muito simples de serem concluídas.

Como o programa funciona?

O Pronatec é somente o sistema responsável pela seleção e distribuição de bolsas de estudos para os estudantes. A proposta é possível através da parceria com as escolas técnicas.

São várias instituições participantes, sendo a sua maioria escolas técnicas do Sistema S de ensino. Isso quer dizer que, se você quiser ingressar em um dos cursos SENAC 2020você pode conseguir uma bolsa utilizando o recurso do Pronatec.

E as opções não são limitadas somente ao SENAC, que possibilita a realização de recursos na área comercial. O SENAI, por exemplo, também possui um determinado número de vagas destinadas aos candidatos do Pronatec.

O Pronatec ainda existe?

O Pronatec é um programa muito importante, capaz de capacitar jovens e adultos em pouco tempo. ,as será que ainda é possível começar o seu curso utilizando o programa?

Sim! O motivo pelo qual você pode ter deixado de ouvir falar tanto do Pronatec é que a sua inciativa só acontece no começo de cada semestre.

As vagas e cursos lançados sofrem influência do mercado de trabalho, então os estudantes podem esperar novidades para cada edital. Vale a pena se inscrever no site e ficar atento as divulgações oficiais!