O que acontece se você faltar ao Encceja e não justificar?

O Encceja é uma prova anual que pode ajudar muito você! Para participar do exame é necessário estar de acordo com o regulamento do Encceja e se inscrever dentro do prazo estabelecido. Se você passou por essas etapas, mas no final acabou não indo realizar a sua prova, você precisa ler o texto a seguir para saber como proceder:

O que é o Encceja?

A sigla do Encceja corresponde ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que é uma prova opcional. O objetivo do programa é possibilitar a conquista do certificado de conclusão escolar para quem se encaixa nos requisitos.

O exame se divide em duas categorias: a prova para o ensino fundamental e a prova para o ensino médio. Quem não concluiu nenhuma das etapas, pode conseguir ambos os certificados através da segunda categoria.

Onde vejo meu local de prova?

Após realizar a sua inscrição no Encceja é preciso verificar as suas informações no cartão do participante. Você deve verificar se os seus dados estão sem nenhuma divergência.

No seu cartão de inscrição estarão disponíveis informações como o seu local de prova.Uma boa dica é observar esses dados antes, caso precise mudar o local em que irá realizar o exame.

Como posso me inscrever?

Se inscrever no Encceja é simples e você vai gostar de saber que o custo para se inscrever a participar da prova é zero. Portanto, se você estiver dentro das exigências, pode participar!

No site do Encceja será lançado o edital para os participantes. É fundamental que você feia para entender como a prova funciona. Quando as inscrições abrirem, você pode realizar a sua online no próprio site.

Quem pode se inscrever?

Como mencionado, o Encceja se divide em duas categorias de aplicação de prova: a do fundamental e a do médio. Para ambas as situações existe uma idade mínima exigida.

Quem está em busca do seu certificado para o nível fundamental deve ter completado 15 anos até o dai da realizado da prova. Para a categoria de nível médio, é preciso ter completado 18 anos até o dia da prova.

Faltei e não justifiquei, e agora?

Se você não foi ao local de prova e não justificou a sua ausência, é necessário que você cumpra um valor de retorno ao Governo Federal, para ressarcir os gastos com a sua prova.

No ano anterior o gasto por aluno foi equivalente a R$ 48,52, ou seja, o valor a ser devolvido ao governo por quem não justificou ausência. Cumprindo com a exigência, você poderá se inscrever novamente e participar do exame.