O que pode ser usado para dedução legal no Imposto de Renda

O imposto de renda é uma declaração anual que deve ser cumprida dentro do prazo estabelecido. Há muitas dúvidas em relação a este assunto, como por exemplo, o que deve ser deduzido? Para entender melhor como o IR funciona e o que poder usado para dedução legal no Imposto de renda, leia o texto a seguir e se informe.

O que é o imposto de renda?

O imposto de renda ou imposto sobre o rendimento corresponde a declaração anual obrigatória dos rendimentos tributáveis. Precisa declarar o IR, a pessoa que cujo estes rendimentos foram superiores a R$ 28.559,70 no ano anterior. O valor pode mudar de um ano para outro, por isso, fique atento!

O imposto é gerido pela Receita Federal e é dividido em duas opções: O IRPF, sendo o Imposto de Renda Pessoa Física e o IRPJ, Imposto de Renda Para Pessoa Jurídica. Em ambos os casos, as declarações devem ser feitas com cuidado para que não hajam erros.

O que pode ser deduzido?

Educação

Em relação à educação, o que podem ser deduzidos da declaração são os gastos com a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior e educação profissional. Cursos extracurriculares não estão inclusos. Vale lembrar que o limite individual destes gastos para o último ano era de R$ 3.561,50.

Pensão Alimentícia

Pensão alimentícia, se prevista perante ordem judicial oficial ou escritura pública, pode ser diretamente deduzida e deve ser declarada na linha 30, 31, 33 ou 34. Quem recebe o valor, ainda estará sujeito à tributação.

Gastos médicos

Para o contribuinte e seus dependentes podem ser deduzidos do cálculo do IR gastos com qualquer tipo de médio, plano de saúde, consultas, entre outros. É preciso ter muito cuidado na hora de declarar despesas médicas e fornecer corretamente os documentos de cada pessoa e o CNPJ da línica ou CPF do profissional.

Gastos com aparelhos ortopédicos

Gastos com aparelhos ortopédicos, independente de sua natureza, também podem ser descontados. Por exemplo, compra de próteses, cadeiras de rodas ou aparelhos específicos para colunas e articulações devem ser integralmente deduzidos do cálculo do IR.

Previdência Social

Os valores ligados à Previdência Social oficial de União, Estados e Municípios podem ser diretamente abatidos do valor total do Imposto de Renda, mas assim como as outras declarações, você deve ter cuidado ao preencher os dados.

Previdência Privada

Os valores para a Previdência Privada também podem ser abatidos do valor de contribuição, com os dados devendo ser corretamente fornecidos.