Qualquer Trabalhador de Carteira Assinada Pode Receber o PIS?

Trabalhar de carteira assinada garante diversos benefícios ao trabalhador brasileiro, entretanto, para receber a maioria deles é preciso preencher os próprios requisitos de cada um. Nem todo mundo entende como estes direitos funcionam, principalmente em relação ao PIS. Afinal, todo trabalhador de carteira assinada tem direito a ele? Para entender melhor como funciona o PIS, confira o texto abaixo.

O que é o PIS?

O PIS é o Programa de Interação Social que promove a execução de diversos outros benefícios, como o abono salarial. Mensalmente, a taxa dese recurso é descontada do seu salário bruto, por isso você deve notar que o salário liquido é sempre menor na folha.

O pagamento do PIS é muito importante para o trabalhador brasileiro, sendo um valor equivalente a até um salário mínimo. Vale lembrar que este sistema é destinado somente a trabalhadores do setor privado.

O benefício destinado aos funcionários públicos é o PASEP. Basicamente, os dois possuem a mesma função, mas ocorrem de formas e datas diferentes.

Como receber?

Para receber o PIS, o trabalhador precisa ficar atento aos pagamentos dos lotes do  benefício. Geralmente, são distribuídos 7 lotes, dando prioridade às situações especiais.

Quem já possui uma conta na Caixa Econômica Federal, responsável pelo benefício, pode receber diretamente na sua conta quando o PIS for liberado para saque.

Uma outra opção que possibilita muita praticidade para o beneficiado, é o cartão cidadão. Este cartão magnético promove o acesso, não somente ao PIS, mas como recursos semelhantes de serviço e programas de transferência de renda, através da criação da senha cartão cidadão.

Utilizando o recurso você poderá verificar o saldo Cartão Cidadão facilmente e realizar o saque dos benefícios como o Pis em qualquer lugar!

Quem pode receber?

O PIS dispõe de alguns requisitos para classificar o recebimento ou não recebimento do valor. E é justamente neste ponto que muita gente acaba se confundindo. Veja abaixo o que é preciso para estar entre os trabalhadores que irão receber o PIS:

  • Ter salário máximo equivalente a dois salários mínimos vigentes;
  • Estar devidamente cadastrado e com os dados corretos no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
  • Estar cadastrado no PIS há, pelo menos, cinco anos completos;
  • Ter exercido 30 dias, corridos ou não, de serviço mediante remuneração e carteira de trabalho assinada.

Está de acordo com os requisitos acima? Então você poderá receber o valor do PIS. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o órgão responsável pelo programa no seu estado e se informe!