Saiba quais os principais benefícios de conseguir uma bolsa do Prouni

Para quem realizou ou vai realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, vale lembrar que é possível ingressar no nível superior através do Sisu ou do Prouni. Mas afinal, como funciona o recurso? Bem, existem muitos benefícios em utilizar uma bolsa do Prouni, por exemplo. Você sabe quais são? Leia o texto a seguir e fique por dentro de tudo que você precisa saber:

Benefícios de estudar com o Prouni

Prouni é a sigla para o Programa Universidade Para Todos, que é responsável pela distribuição de bolsas parciais e integrais nas universidades particulares.

Para concorrer às bolsas do programa é necessário participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter atingido pontuação mínima de 450 pontos. Quer se inscrever para o PROUNI 2019? Veja abaixo os maiores benefícios do programa:

Mensalidade inferior à média

Para os estudantes que conquistarem a bolsa parcial, há uma grande diferença em relação a mensalidade sem o uso do programa. Você pode ser beneficiado com até 70% de desconto no valor mensal.

O Prouni é direcionado a auxiliar os estudantes de baixa renda, ou seja, que não podem cumprir com o custo total da faculdade. Por isso, para concorrer à bolsa parcial, o aluno deve comprovar renda mensal de até três salários mínimos.

Isenção de mensalidade

Uma outra vantagem para quem opta pelo Prouni é a isenção total de mensalidades. Nesta categoria, o estudante não precisa pagar nada à instituição de ensino em que ingressar. Para garantir a bolsa, o estudante deve super às notas de corte do sistema.

Como você já sabe, o Prouni exige alguns requisitos de seus participantes. Portanto, quem concorrer a uma bolsa integral através do programa, deve-se comprovar renda mensal de até um salário mínimo. Esta modalidade é mais concorrida.

Instituições reconhecidas pelo MEC

O Programa Universidade Para Todos prioriza as instituições de qualidade e todas as faculdades parceiras são reconhecidas pelo MEC. Os estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública ou como bolsista na rede particular, pode estudar em uma delas.

Ao acessar o sistema do Prouni, você visualizará diversas vagas e pode escolher e pode concorrer pelas ofertas da universidade de sua preferência.

Bolsa permanência

Como o programa é direcionado aos estudantes de baixa renda, existem ainda outros benefícios para quem estuda com o Prouni, como por exemplo, a bolsa permanência.

Esta bolsa é um valor disponibilizado para alguns estudantes que comprovam renda inferior à média e preenchem os requisitos necessários. Este recurso promove o depósito de um determinado valor para o estudante beneficiado.